Filosofia de Vida
Vida Saudável e Bem Estar

Um plástico termoplástico ou termo – abrasivo é um material plástico, um polímero , que se torna maleável ou moldável acima de uma temperatura específica e solidifica com o resfriamento.

A maioria dos termoplásticos tem um alto peso molecular . As cadeias poliméricas se associam através de forças intermoleculares , que se enfraquecem rapidamente com o aumento da temperatura, produzindo um líquido viscoso. Assim, os termoplásticos podem ser remodelados por aquecimento e são tipicamente utilizados para produzir partes por várias técnicas de processamento de polímeros, tais como moldagem por injecção , moldagem por compressão , calandragem e extrusão.

Os termoplásticos diferem dos polímeros termoendurecíveis , que formam ligações químicas irreversíveis durante o processo de cura. Os termofixos não derreter quando aquecidos: eles se decompõem e não se reformam após o resfriamento.

Gráfico de tensão-deformação de um material termoplástico

Acima de sua temperatura de transição vítrea e abaixo de seu ponto de fusão , as propriedades físicas de um termoplástico mudam drasticamente sem uma mudança de fase associada . Alguns termoplásticos não cristalizam totalmente abaixo da temperatura de transição vítrea, retendo algumas ou todas as suas características amorfas.

Plásticos amorfos e semi-amorfos são usados ​​quando alta claridade óptica é necessária, pois a luz é fortemente espalhada por cristalitos maiores que seu comprimento de onda. Plásticos amorfos e semi-amorfos são menos resistentes a ataques químicos e a rachaduras por estresse ambiental, porque não possuem uma estrutura cristalina.

termoplasticos

Aplicações

Os termoplásticos existem há muito tempo e são um componente importante da vida cotidiana hoje em dia. Por exemplo:

  • Equipamentos esportivos.
  • Brinquedos
  • Várias peças de automóvel

O policarbonato é usado para fazer:

  • CDs e DVDs.
  • Beber garrafas
  • Recipientes de armazenamento de alimentos
  • Lentes de óculos.
  • O polietileno é provavelmente o termoplástico mais comum e é usado para fazer:
  • Frascos de xampu.
  • Sacolas plásticas.

Plástico que amolece com calor

Eu só estou supondo que todo mundo sabe o que é plástico. Nós chamamos de plásticos plásticos porque eles são maleáveis, isto é, eles podem ser moldados e moldados facilmente. À medida que os plásticos se tornam mais fáceis de moldar e moldar quando estão quentes e derretem quando ficam quentes o suficiente, nós os chamamos de termoplásticos . Esse nome pode ajudá-lo a diferenciá-los dos materiais reticulados que não derretem, chamados termofixos .

Mas como eu disse, todo mundo sabe o que é plástico, então por que temos uma página aqui? Bem, existem algumas nuances e detalhes sobre o que torna um plástico um plástico que pode ser útil. Por exemplo, por que chamamos um material de plástico e não de borracha ou elastômero ? A resposta está no salto. Você pode esticar um elastômero e ele volta. Plásticos tendem a se deformar permanentemente ou simplesmente quebrar quando você os estica demais.

Diferença entre plástico e termoplástico

Embora plásticos e termoplásticos termofixos pareçam similares, eles têm propriedades e aplicações muito diferentes. Compreender as diferenças de desempenho pode ajudá-lo a tomar melhores decisões de fornecimento e melhorar seus projetos de produto.

A principal diferença física é que os termoplásticos podem ser reaproveitados em um líquido, enquanto os plásticos termofixos sempre permanecem em estado sólido permanente. Pense em termoplásticos como manteiga – a manteiga pode ser derretida e resfriada várias vezes para formar várias formas. Thermoset é semelhante ao pão, uma vez que o estado final é alcançado, qualquer calor adicional levaria a carbonização.

Plástico termoplástico vs termofixo

Os termoplásticos e plásticos termoendurecíveis são duas classes separadas de polímeros, que são diferenciados com base em seu comportamento na presença de calor. A diferença de material entre os dois é que os termoplásticos podem ser refundidos , enquanto os  plásticos termoendurecidos permanecem em estado sólido permanente quando endurecidos . Como resultado dessas qualidades físicas, os materiais termoplásticos têm baixos pontos de fusão, enquanto os produtos termofixos de plástico podem suportar altas temperaturas sem perder a austeridade.

Materiais plásticos e efeitos térmicos

Os termoplásticos podem ser divididos em dois grupos, amorfo e semicristalino, cada um com seu próprio conjunto de propriedades. Os termoplásticos amorfos não têm ordem além do nível das unidades de repetição, que compõem a macromolécula de cadeia longa. As cadeias lineares existem frequentemente em posições e orientações aleatórias no polímero em massa e são separadas por uma distância proporcional ao seu estado dinâmico, que é governado pela temperatura.

Se um termoplástico linear tem química muito regular dentro de unidades de repetição (estereorregular) e pouca ou nenhuma ramificação de cadeia, então ele pode existir na forma cristalina. Os termoplásticos sintéticos cristalinos são invariavelmente parcialmente cristalinos e parcialmente amorfos, e assim o termo polímero cristalino implica sempre cristalinidade parcial ou semicristalina

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *