Filosofia de Vida
Vida Saudável e Bem Estar

quinoa ( Chenopodium quinoa Willd.) É uma planta anual, pertencente ao grupo das Amarantáceas, com folhas lanceoladas alternativas e tronco ereto que pode atingir até 3 m de altura. Suas sementes são redondas e planas com cores muito variadas, de branco, cinza, preto, amarelado, rosa e até violeta.

Cresce principalmente na América do Sul, na região dos Andes, onde vem crescendo e consumindo há mais de 7 mil anos. É também conhecido como pseudocereal, como o amaranto ou o trigo-sarraceno, não apenas por razões botânicas, mas também por sua composição nutricional semelhante.

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Quinoa: Efeitos, benefícios e propriedades

Principais indicações:

  • Desnutrição
  • Intolerâncias
  • Estresse oxidativo

Graças à qualidade da sua composição nutricional ea presença de bioativo compostos Quinoa pode beneficiar não só os consumidores de alto risco (crianças, idosos ou pessoas subnutridas), mas também atletas, pessoas com intolerância ao glúten, obesidade, diabetes, etc. .

Diferentes estudos demonstraram que a suplementação com quinoa exerce efeitos benéficos sobre a saúde metabólica, cardiovascular e gastrointestinal.

Considera-se hoje uma alternativa para pessoas com doença celíaca. Em um ensaio clínico em humanos em que a utilização de quinoa alternativamente glúten foi avaliado em relação aos cereais, observou-se que não só melhoram os parâmetros gastrointestinais mas colesterol, LDL, HDL e triglicéridos (6, 7 também é regulada ).

Há também estudos em que um possível efeito hipoglicêmico foi observado , ajudando a controlar o peso corporal e reduzindo o risco de sofrer diabetes tipo II.

Finalmente, a quinoa pode ajudar a reduzir o estresse oxidativo graças ao seu conteúdo antioxidante.

Quinoa: Dosagem e dosagem

Os principais usos de quinoa são para cozinhar (cozido como se um cereal), para a fabricação de glúten e amido é amplamente utilizado na indústria de alimentos para a produção de extrusados, cereais matinais e biscoitos.

As sementes de quinoa possuem um alto teor de saponinas, que são tóxicas e dão sabor amargo, por isso é muito importante eliminá-las antes de sua ingestão por lavagens sucessivas.

Quinoa: Onde comprar

Quinoa podemos encontrar hoje em muitos alimentos processados: biscoitos, cereais de pequeno almoço, comida para bebé, massas, biscoitos, etc. e podemos até encontrá-lo pré-cozinhado. Mas também podemos comprar sementes secas e usá-las para preparar nossos próprios pratos. Se você estiver interessado em experimentá-lo no link a seguir, você encontrará sementes de quinoa reais orgânicas brancas .

Quinoa: opiniões, especialistas e bibliografia

quinoa foi selecionada pela FAO como uma das culturas que durante o próximo século pode nos oferecer segurança alimentar, por se tratar de uma planta altamente nutritiva, com muitos usos e que se adapta a diferentes condições ambientais.

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