Filosofia de Vida
Vida Saudável e Bem Estar

Cronograma Encceja 2017 – Conheça as Datas do programa que certifica Jovens e Adultos no Brasil e no Exterior!

O Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) é uma prova que pode substituir o Enem e terá a validade do diploma de conclusão do Ensino Médio e do Ensino Fundamental, a partir de 2017. O anúncio já foi realizado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira).

cronograma encceja

Cronograma Encceja

O cronograma de realização do Encceja do ano de 2017 é o seguinte:

  • Data de aplicação da prova: 08 de outubro, período da manhã e tarde;
  • Período de inscrições: de 07 a 18 de agosto;
  • Pessoas que podem fazer: a partir de 15 anos para o Ensino Fundamental e 18 anos para o Ensino Médio;
  • Locais de prova: cerca de 564 cidades, em breve a listagem será divulgada;
  • Matéria cobrada: será composta por uma redação e mais 30 questões de múltipla escolha por disciplina, totalizando 120 questões;
  • Pontuação: terá direito ao diploma quem atingir ao menos 50% da prova, inclusive na redação;
  • Edital da prova: será baseado nas mesmas referências do Enem, e em breve o Inep irá publicar os detalhes.

A última vez que essa prova foi aplicada foi no ano de 2014, e a previsão é de que as inscrições devam ser gratuitas. É uma excelente oportunidade para quem ainda não tem o diploma dos Ensinos Fundamental e Médio, para conseguir dar continuidade aos seus estudos.

Ainda de acordo com o Inep Encceja, essa mudança vai ser realizada porque através do Enem apenas menos de 10% das pessoas conseguiram os seus diplomas de conclusão, e essa prova é mais específica para esse caso, aumentando a possibilidade de sucesso. As provas serão aplicadas e corrigidas pelo Inep, sendo de sua total responsabilidade.

Elas também serão aplicadas à pessoas que estão presas em nosso sistema carcerário, para trabalhar com o desenvolvimento educacional dos presos, fazendo com que um número maior consiga obter os seus diplomas, o que aumenta as chances de recolocação e oportunidades de cursar um curso universitário.

Aplicação das provas no exterior

Quem mora no exterior e ainda não possui os seus diplomas de conclusão também terão a oportunidade de fazer a prova. Ela será aplicada no dia 10 de setembro, em 10 países diferentes, e em determinadas cidades, que serão divulgados em breve. Então quem mora fora e pretende fazer a prova deve ficar de olho nas próximas instruções que serão publicadas pelo Inep.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *